Carta de apresentação
O que é
A carta de apresentação é uma carta, personalizada, que tu deves enviar a cada proposta de emprego a que te candidatas, junto com o currículo, a manifestar o teu interesse na posição e a tua disponibilidade para ocupar o cargo. É indispensável para a maior parte dos cargos.
Que deve conter
A tua carta de apresentação deve conter, sempre:
- O teu nome e número de telefone de contacto;
- A tua morada completa;
- A identificação da empresa à qual te candidatas e, se souberes, o nome da pessoa que está a fazer o recrutamento;
- A menção da forma como soubeste da oferta de emprego, se foi jornal, site, etc.;
- A menção de que envias o teu CV em anexo;
- A tua expressão de vontade de trabalhar na empresa;
- A menção de que estás disponível para uma entrevista.
Como escrver a tua carta de apresentação
Deve ser curta, não mais do que quatro ou cinco parágrafos, e terá sempre menos do que uma página, seja ela uma carta impressa ou manuscrita.
não pode ter erros ortográficos, nem gramaticais... Lê em voz alta, corrige, entrega para que outros corrijam, se for preciso.
Deve incluir verbos activos, e deve ser escrita na primeira pessoa (diferente do CV!). É uma carta escrita directamente para uma pessoa, certo? Por isso tu diriges-te directamente ao/à responsável pelo recrutamento. Mas o tratamento deve ser formal: "Ex. mo Sr.".
O que deve ser a tua carta de apresentação
Deve ser uma expressão de entusiasmo e de interesse. É a tua oportunidade de mostrares ao empregador que queres aquele emprego, que tu és a pessoa ideal para ocupar aquela vaga e que, se ele tiver alguma questão a colocar, te deve chamar a ti e coloca-la pessoalmente, em entrevista.
É a tua única oportunidade de o fazer. É a oportunidade de te dirigires directamente ao responsável pelo recrutamento.
Deve ser feita específicamente para cada oferta de trabalho à qual te candidatas. Os modelos podem não funcionar muito bem.
A importância da carta de apresentação
A carta de apresentação é tão importante como o currículo. É apreciada pelos empregadores, por demonstrar que realmente te estás a apresentar àquela posição em concreto, enquanto o currículo é quase imutável.
A carta de apresentação é o verdadeiro cartão de visita do candidato. Pode jogar a favor de um candidato com um currículo menos bom. Se mal redigida, pode tirar o interesse a um empregador.
Formato
Tal como o currículo, deve ser impressa numa folha A4, igual à do currículo, e deverá ter o mesmo tipo e tamanho de letra. As margens deverão ser iguais dos dois lados da folha, e devem ter 3cm. A folha, no seu conjunto, deve parecer equilibrada. Se a carta for muito curta, aumenta o espaçamento entre linhas e rebaixa o cabeçalho ligeiramente. Se for mais longa, verifica que tens espaço livre em cima antes do texto. Tenta que a mancha de texto ocupe harmoniosamente a folha.
Não introduzas numeração de página na tua carta.
Carta de apresentação manuscrita
Se for pedida uma carta manuscrita, escreve sem erros, sem rasuras, nem que tenhas de escrever a tua carta cinco ou seis vezes! Faz uma letra legível, claro. E não faças letra muito pequena. Utiliza uma esferográfica ou caneta com uma tinta de qualidade, de preferência usa uma roller ou uma esferográfica gel, tendo cuidado para que o papel não saia manchado. As bics não dão uma escrita bonita de ver!
Não utilizes folhas pautadas, por favor! Se quiseres ter linhas guia, prende uma folha pautada por tras de folha A4 lisa em que estás a escrever, e prende as duas com clips para que não se separem enquanto escreves. Assim podes ver as linhas da folha pautada através da folha lisa.
Há quem defenda que só se deve enviar uma carta manuscrita se tal for pedido. Eu discordo. Se tiveres uma boa letra, escreveres com uma tinta boa, podes até utilizar uma carta manuscrita como uma forma de marcar pontos a teu favor. Além disso, uma carta manuscrita, bem apresentada, demonstra que tiveste algum trabalho a escrever propositadamente para aquela vaga.
Data e assinatura
A tua carta deve, como qualquer carta que tu envias, ser datada do dia em que a envias e deve ser assinada à mão.
No caso de enviares a tua carta por email, não deixes de datar e de colocar o teu nome, por extenso, no final da carta.